fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Barramento elétrico: para que serve e quais os tipos

Imagem: Sala da Elétrica

O barramento elétrico desempenha um papel essencial na rede de energia. Afinal, ele é responsável por transportar a corrente elétrica e distribuir tensão em diversas partes de uma instalação, atuando como eixo central na conexão entre fontes e cargas elétricas.

Portanto, seja na sua casa, no escritório ou numa grande indústria, o barramento elétrico é essencial para o bom funcionamento do sistema de energia.

Mas você já parou para pensar sobre a variedade desses barramentos?

Convidamos você para um mergulho mais profundo neste tópico. Continue lendo para descobrir quais os diferentes tipos de barramento elétrico. Vamos lá?

Aprenda mais sobre o barramento de cobre isolado e não isolado

Os barramentos de cobre, devido à excelente condutividade elétrica do material, são comumente usados em instalações de energia.

Assim, existem dois tipos principais de barramento de cobre: o isolado e o não isolado, cada um com suas particularidades e usos adequados.

Barramento de cobre não isolado

O barramento de cobre não isolado, capaz de conduzir altas quantidades de corrente elétrica, é tipicamente usado em locais com baixo tráfego de pessoas. Afinal, o seu manuseio requer um cuidado especial e conhecimento técnico.

Dessa maneira, o trabalho com esse tipo de barramento deve ser executado por profissionais treinados, uma vez que a ausência de isolamento requer a adoção de medidas de segurança muito mais rigorosas.

Barramento de cobre isolado

O barramento de cobre isolado, por outro lado, proporciona um nível de segurança mais alto. Portanto, ele é adequado para a distribuição de energia em ambientes onde ocorre o manuseio frequente de painéis elétricos.

A isolação de 1 KV deste barramento (normalmente feita com PU Rígido antichamas) protege eficazmente contra curtos-circuitos, tornando-o uma opção popular para muitas empresas.

Além disso, as partes condutoras de eletricidade são totalmente isoladas, permitindo um manuseio mais seguro, sem comprometer a eficiência da condução elétrica proporcionada pelo cobre.

Conheça os principais tipos de barramento elétrico

O universo dos barramentos elétricos é vasto e diversificado, com diferentes tipos projetados para atender a funções específicas em um sistema de energia.

Conheça agora alguns dos principais tipos de barramento elétrico.

Barramento terra

O barramento terra é um componente essencial para a segurança de qualquer instalação elétrica.

Assim, sua principal função é encaminhar qualquer fuga de descarga elétrica para o solo, minimizando riscos de acidentes e protegendo pessoas e equipamentos.

Barramento neutro

O barramento neutro é responsável pela ligação dos circuitos. Então, ele conecta o ponto zero de cada circuito, equilibrando as diferenças de potência entre as fases de um quadro. Com isso, a distribuição elétrica se torna mais funcional e segura.

Barramento fase

O barramento fase é a parte do sistema que distribui corrente elétrica para os circuitos. Um dos tipos mais comuns de barramento fase é o barramento tipo pente.

Barramento tipo pente

O barramento tipo pente se assemelha a uma régua metálica, geralmente revestida por um plástico isolante, da qual saem “dentes” que encaixam em vários disjuntores simultaneamente.

Assim, quando conectados ao barramento tipo pente, todos os disjuntores são energizados juntos, facilitando a realização das derivações necessárias.

Além disso, esse tipo de barramento ajuda a manter os disjuntores organizados e seguros dentro do quadro de distribuição. Dependendo da instalação, os barramentos tipo pente podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos.

Agora que você conhece a importância dos barramentos elétricos e os diferentes tipos, está pronto para fazer a melhor escolha para o seu projeto, seja ele residencial, comercial ou empresarial.

A ANDRA é o lugar ideal para encontrar tudo que você precisa para sua instalação elétrica.

Visite uma de nossas lojas para conferir nossa variedade de produtos e contar com a assistência de nossos especialistas.

Se preferir, faça suas compras pelo nosso canal de vendas on-line, garantindo qualidade e comodidade sem sair de casa: https://www.andra.com.br/

Compartilhe este conteúdo!