Reformar as instalações elétricas de tempos em tempos é fundamental para a segurança e a prevenção de problemas como choques, mal funcionamento de equipamentos eletrônicos, aumento do gasto de energia etc.
Por isso é importante estar atento a necessidade de manutenção e a algumas dicas para reformar a parte elétrica da sua casa com total segurança!
Confira:
- É ideal que os componentes de instalações elétricas, como interruptores e tomadas, sejam trocados a cada 10 anos, pois o desgaste com o uso faz com que eles aqueçam mais durante o funcionamento, aumentando o gasto de energia.
- Fios e cabos elétricos devem ter as bitolas bem dimensionadas, pois caso sejam inferiores do que o necessário, ocorrerá perda de energia e aumento no gasto de luz. Bitolas inferiores são muito comuns em construções mais antigas, onde na época em que foram feitas não havia a previsão de uso de tantos aparelhos eletrônicos.
- Conduítes e canaletas não devem estar lotados de fios e cabos elétricos, pois é necessário um espaço para ventilação. Devem ser trocados caso não estejam bem dimensionados.
- Evite ao máximo o uso de emendas nas fiações, pois são pontos de fácil aquecimento e fuga elétrica, ocasionando o aumento de gasto de energia e sendo propício a choques elétricos.
- É importante prever uma boa quantidade de tomadas para que não seja necessário o uso de benjamins ou extensões. Para isso deve-se pensar em todos os aparelhos eletrônicos que serão usados em cada ambiente.
- O quadro de luz deve estar em local ventilado, de fácil acesso e com o tamanho adequado de modo que haja espaços vazios dentro dele.
- É interessante o uso de dispositivos que ajudam no controle do consumo de energia, como dimmers, temporizadores, termostatos, sensores de presença etc.
- Troque lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, por serem mais eficientes.
Na ANDRA você encontra uma ampla variedade de produtos em meio a um catálogo com mais de 45.000 itens à pronta entrega.
Consulte um dos nossos canais de vendas! Pensou em bons negócios? Vem que na ANDRA tem!
Siga nossas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter.