fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Mini disjuntor, o que é e qual a diferença para um disjuntor?

Imagem: Freepik

Um mini disjuntor é um componente que tem principal função a proteção dos circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos, garantindo a segurança das instalações e dos equipamentos elétricos.

Então, quando ocorre uma corrente excessiva ou anormal em um circuito, o mini disjuntor desarma automaticamente. Assim, interrompe o fornecimento de energia e previne danos aos fios, dispositivos e, até mesmo, incêndios.

Essa capacidade de interrupção rápida torna os mini disjuntores essenciais para evitar acidentes elétricos e garantir um funcionamento seguro e eficiente de sistemas elétricos.

Venha conosco e aprenda mais sobre eles.

Qual é a diferença entre mini disjuntor e disjuntor?

Tanto o mini disjuntor quanto o disjuntor têm a função de proteger circuitos elétricos. No entanto, eles se diferenciam na capacidade de corrente que podem controlar.

Um disjuntor é geralmente maior e pode lidar com correntes elétricas mais elevadas, sendo usado em aplicações industriais e comerciais, onde a demanda de energia é maior.

Por outro lado, um mini disjuntor é mais compacto em seu tamanho, sendo ideal para proteger circuitos individuais de baixa tensão, como os de iluminação ou tomadas específicas, em residências e comércios menores.

A vantagem no uso dos mini disjuntores está no seu tamanho reduzido, que os torna ideais para espaços limitados, além de sua fácil e rápida instalação.

Por oferecerem proteção individualizada para circuitos específicos, em caso de sobrecarga ou curto-circuito, apenas o mini disjuntor será desligado, mantendo os outros circuitos funcionando normalmente e ajudando a identificar e isolar problemas elétricos com mais precisão.

Qual é a diferença ente o disjuntor tipo DIN e NEMA?

Continue conosco e aprenda as principais diferenças entre os disjuntores tipo DIN (Deutsches Institut für Normung) e NEMA (National Electrical Manufacturers Association). Vamos lá?

Disjuntor DIN

Os disjuntores tipo DIN são disjuntores europeus fabricados na cor branca. Ele é chamado de disjuntor termomagnético devido à sua funcionalidade que combina tanto o sensor térmico quanto o magnético.

Isso significa que o disjuntor DIN utiliza um sensor magnético que detecta variações significativas na corrente elétrica, além do sensor térmico que reage ao aquecimento excessivo do fio.

O sensor magnético é sensível ao campo magnético gerado pela corrente elétrica, e se esse campo atingir valores críticos, um dispositivo adicional (chamado bobina) entra em ação para interromper o circuito antes mesmo de o fio esquentar.

A grande vantagem do disjuntor DIN é a sua capacidade de interrupção superior, permitindo que ele identifique e aja em curto-circuitos com correntes muito elevadas, tornando as instalações elétricas mais seguras.

Disjuntor NEMA

Os disjuntores NEMA são disjuntores norte-americanos, fabricado na cor preta e, geralmente, encontrado em instalações mais antigas.

Ele é conhecido como disjuntor térmico devido ao seu princípio de operação. Em outras palavras, quando uma corrente elétrica flui por um fio, parte da energia é transformada em calor.

Quando essa corrente excede a capacidade nominal do dispositivo, o fio aquece em excesso, acionando o mecanismo do disjuntor e resultando na abertura do circuito elétrico.

Quanto aos disjuntores NEMA, é importante observar que eles têm uma capacidade de interrupção menor em comparação com os disjuntores DIN.

Isso significa que os disjuntores NEMA são capazes de detectar correntes até um determinado valor durante um curto-circuito.

Então, se a corrente exceder esse valor, o disjuntor NEMA não será capaz de cumprir sua função de interrupção.

Compre os melhores mini disjuntores na ANDRA!

Se você está precisando comprar mini disjuntores e outros materiais, visite a ANDRA, sua loja de referência em materiais elétricos e iluminação.

Conheça uma ampla gama de mini disjuntores das marcas mais confiáveis do mercado.

Ah! Você pode fazer suas compras pessoalmente em nossas lojas ou on-line para maior comodidade. Garanta a segurança e qualidade para seus projetos elétricos na ANDRA.

 

Compartilhe este conteúdo!