fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Como reduzir o consumo de energia elétrica

Segundo estudo realizado pela Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores livres), o Brasil está em segundo lugar no ranking de contas de luz mais caras do mundo, perdendo apenas para a Colômbia. Isso porque apenas 53,5% do que pagamos é realmente utilizado para a geração, transmissão e distribuição de energia, ficando o restante para impostos, taxas e furtos.

Com este cenário, muitas empresas e consumidores estão buscando soluções para redução de custos com a energia elétrica. De acordo com o gerente Comercial da ANDRA em São José dos Pinhais (PR), Wagner Sousa, o maior vilão das residência é o chuveiro elétrico, que consome no mínimo o equivalente a 80 lâmpadas ligadas, podendo ser usado um timer para limitar o tempo do banho.

Já na parte de iluminação, outra dica do especialista é trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que trazem uma economia de energia de 70%, além de colocar sensores de presença nos cômodos da casa, para ligarem e desligarem a lâmpada automaticamente.

No caso das indústrias e comércios, a solução indicada para reduzir o consumo de energia é investir em tecnologia, substituindo equipamentos antigos (de baixa eficiência, ou seja, que consomem muita energia em relação ao trabalho executado) por novos equipamentos mais eficientes.

Serviço de Eficiência Energética

Você sabia que a ANDRA oferece um serviço de Eficiência Energética para as indústrias, hospitais, empresas e consumidores? Isso mesmo! A ANDRA atende todos os segmentos, desde pequenas empresas, residências e consultórios a condomínios, estacionamentos, pequenas e médias indústrias e shoppings.

A economia com o retrofit – alterar a estrutura sem grandes e onerosas mudanças – na iluminação envolve uma análise técnica de profissionais que estudam a situação atual, fazem o levantamento dos pontos energéticos diagnosticando possíveis falhas e apresentam um estudo exclusivo, com projeções de economia financeira e energética.

Os projetos já realizados reduzem o consumo entre 50% e 80%, mantendo a eficiência de iluminação. Só no primeiro semestre de 2022, a equipe de projetos luminotécnicos da ANDRA já realizou 122 diagnósticos e 698 consultorias de iluminação – retrofit – apenas com especificações de iluminação.

Um deles, desenvolvido para o clube esportivo Associação Cristã de Moços (ACM) de Osasco, em 2020, trouxe uma economia de 76% nos gastos anuais com energia elétrica. O projeto envolveu a troca do sistema de alta tecnologia existente de vapores metálicos de 400W para lâmpadas LED. O ganho foi 32% em melhoria no nível de iluminação.

As etapas do retrofit luminotécnico incluem diagnóstico do local, projeto completo pensando nas melhores soluções, plano de manutenção, comparações de resultados visando não apenas a economia de energia, mas também adequação às normas técnicas e maior qualidade de iluminação. A deterioração do sistema elétrico e de iluminação com conjuntos obsoletos e fora de instruções normativas pode provocar desperdícios de energia.

Conheça mais sobre o serviço de ECONOMIA DE ENERGIA em https://institucional.andra.com.br/servicos/economia-de-energia/

Fonte: Revista Potência

 

Compartilhe este conteúdo!