fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

3 dicas para acertar na montagem do quadro de distribuição

O quadro de distribuição de circuitos (QDC), como o nome sugere, é responsável por distribuir a energia elétrica fornecida pela concessionária para os circuitos da sua empresa, indústria, comércio, loja, prédio ou qualquer outro estabelecimento.

Em outras palavras, ele armazena os dispositivos de proteção da instalação elétrica (como fios e fusíveis) daquele ambiente e distribui a energia para todos os circuitos. Por isso, para que ele funcione corretamente e garanta a segurança de todos, é necessário ter alguns cuidados.

Afinal, a instalação precisa ser segura e adequada para evitar acidentes, sobrecargas de energia e problemas nas obras. Além disso, realizando esse processo com cautela e assertividade, também é uma maneira de economizar com a energia elétrica.

Venha conosco e confira 3 dicas para acertar na montagem do quadro de distribuição de circuito.

 

1. Identifique o melhor tipo de quadro de distribuição

Para acertar na montagem do quadro de distribuição é preciso saber identificar qual é o melhor. Para isso, você deverá analisar com calma quais são as necessidades do projeto.

Então, você deve determinar qual será a demanda de consumo e definir os pontos de tomada. Para isso:

  • analise quais são os aparelhos utilizados em cada cômodo;
  • calcule as tensões, verificando se elas são compatíveis com os disjuntores;
  • observe as correntes e a quantidade de disjuntores que serão necessárias para atender às demandas do projeto.

Com isso você consegue mencionar o tamanho ideal do quadro de distribuição, lembrando que é aconselhável que sempre sobre espaço no QDC para possíveis ampliações de circuitos.

2. Fique de olho nas normas e leis

Conhecer a legislação também é essencial para evitar problemas com as instalações elétricas.

Por exemplo, a ABNT NBR 5410 fala sobre as Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Segundo a norma, é preciso criar tantos circuitos quanto forem necessários para que a instalação funcione com segurança — embora ela não determine um número específico de circuitos.

Ainda segundo a NBR 5410, é necessário separar os pontos para iluminação e tomada nos circuitos. Além disso, em casas e apartamentos (locais de habitação), deve-se planejar um circuito independente para os chuveiros e torneiras elétricas (corrente igual ou superior à 10A).

Essa é apenas uma observação, porém, existem diversas orientações que você deve seguir. Portanto, vale a pena estudar as normas e segui-las, pois isso evita a sobrecarga e acidentes.

3. Invista em materiais de qualidade

Trabalhe apenas com materiais de extrema qualidade comprovada. Afinal, a segurança de todos deve ser sempre prioridade quando falamos em materiais elétricos.

Sabia que a ANDRA trabalha apenas com as melhores marcas do mercado? Portanto, você pode confiar!

>> Você também pode gostar de ler: Evite problemas e não erre na compra de materiais elétricos

E aí, você gostou de aprender as nossas dicas para acertar na montagem do quadro de distribuição de energia?

Se você está precisando comprar materiais elétricos, venha para a ANDRA. Você pode visitar uma de nossas lojas físicas — confira aqui os endereços e telefones.

Ah! Também é possível comprar por meio do nosso canal de vendas. Conheça a loja virtual da ANDRA e escolha os melhores materiais elétricos agora mesmo!

Fontes: Brum, Revista Potência e Saber Elétrica

Imagem: Freepik

 

Compartilhe este conteúdo!