fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Refletor LED substitui lâmpada e luminária em área externa

Potência de iluminação, temperatura de cor e proteção contra chuva são itens para levar em consideração na hora da compra.

Os refletores LED são os substitutos das lâmpadas e luminárias para uso em locais externos. Esses equipamentos fornecem uma iluminação forte e contam com uma estrutura reforçada que os protege contra poeira e mau tempo, incluindo chuva.

Veja a lista a seguir dividida por potência e, ao final da reportagem, as dicas para prestar atenção na hora da compra.

10W e 30W

Os refletores LED de 10W e 30W são indicados para uso em locais externos para destacar partes de uma área – como uma árvore ou planta no jardim.

Os que têm a partir de 30W já podem ser instalados em calçadas. Também são os mais comuns de encontrar com luz branca e amarela.

50W e 100W

Refletores LED com potência entre 50W e 100W são os mais comuns para iluminação de calçadas e entradas de prédios e casas, com instalação indicada em postes de 4 a 5 metros de altura.

200W e acima

Já os refletores LED com potência acima de 200W são indicados para espaços abertos grandes, como garagens e quadras, e fechados, como galpões.

O que observar na hora da compra

ONDE INSTALAR: o local de instalação do refletor LED é o primeiro item a observar – e o que será iluminado com ele, para então determinar a potência do produto.

Em resumo, escolha entre 10W e 30W para ambientes pequenos e jardins. Para áreas maiores, como quintais e calçadas, opte por 50W e 100W.

“Locais mais altos e áreas amplas exigem refletores de maior potência”, explica Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti.

Acima de 200W, os refletores servem para grandes áreas, como estacionamentos e quadras de esporte. Nessa potência, é recomendável consultar um especialista em iluminação para não errar na distribuição dos refletores pelo local.

Suguino também comenta sobre a instalação dos produtos, dizendo que a conexão dos fios em área externa requer “conectores elétricos com a proteção adequada ou fita isolante”.

SEM SELO: refletores LED para consumidor final não contam com certificações do Inmetro ou selo Procel para garantir sua durabilidade ou consumo de energia, como ocorre com as lâmpadas LED.

POTÊNCIA X ILUMINAÇÃO: por conta da ausência de certificação, é recomendável verificar se o fabricante indica a quantidade de lúmens (ou fluxo luminoso) do produto – quanto maior (ou mais próximo da potência), melhor.

Um exemplo: um refletor de 10W deve fornecer entre 800 e 1.000 lúmens – o equivalente a uma lâmpada LED de 9W.

Mas um refletor de 50W, com iluminação estimada em 5.000 lúmens, pode ser mais barato que a média e fornecer somente 3.000 lúmens, sem deixar a área desejada com a luz certa.

VIDA ÚTIL: outro item que varia de um produto para outro é a vida útil do refletor LED. Um modelo mais caro pode durar por 30 mil horas (em torno de 15 anos) e outro mais barato, com a mesma potência, só 10 mil horas.

PROTEÇÃO: por conta do uso externo, os refletores LED precisam vir com algum tipo de proteção contra poeira e chuva. Isso se traduz em termos como IP65 (poeira e jatos d’água), o mais comum nesse tipo de equipamento.

Modelos mais caros podem contar com IP66 (poeira e jatos d’água mais fortes) e IP67 (poeira e submersão na água).

TEM COR: refletores LED podem ter tons mais amarelados – a embalagem do produto irá indicar o termo “luz amarela” com a temperatura de cor 3.000k – ou “luz fria” branca, com a temperatura de 6.500k.

“Para jardins, faz sentido ser o mais quente, que passa uma sensação de aconchego. O branco frio fornece maior claridade e encontra uma utilidade maior em frente de casa, na calçada, para segurança patrimonial”, explica Edgard Jiron, especialista de produto da Signify.

A maioria dos refletores LED acima de 100W costuma ser de luz fria, modelos entre 10W e 50W variam entre branco e amarelado. Existem ainda refletores de luz verde, para destacar vegetação, e modelos LED multicoloridos.

Na ANDRA você encontra tudo em iluminação, inclusive refletores de diversas potências e marcas, encontrando o refletor ideal para a sua necessidade de aplicação. Você pode comprar on-line, por meio do nosso canal de vendas, ou ir até uma de nossas lojas.

Acesse endereços e telefones em nosso site!

Fonte: https://g1.globo.com/especiais/guia-de-compras/refletor-led-substitui-lampada-e-luminaria-em-area-externa.ghtml

Imagem: Philips

 

Compartilhe este conteúdo!