fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Como iluminar fachadas residenciais corretamente?

Fonte: Freepik

A iluminação de fachadas residenciais é fundamental para a estética, segurança e funcionalidade de uma casa. Quando feita corretamente, a técnica de iluminar fachadas pode realçar a arquitetura, criar uma atmosfera acolhedora e destacar os detalhes mais atraentes do exterior.

Além disso, a iluminação adequada contribui para a segurança dos moradores, tornando a propriedade menos atraente para invasores e proporcionando uma visibilidade melhor durante a noite. Portanto, a iluminação de fachadas é essencial para valorizar a casa e garantir o bem-estar de seus ocupantes.

Vamos conferir algumas dicas para iluminar fachadas? Então, continue conosco.

Escolha as lâmpadas

As lâmpadas corretas podem influenciar diretamente no resultado do projeto e, consequentemente, na conta de energia elétrica. Assim, para áreas externas, é aconselhável optar por lâmpadas de baixa temperatura para evitar danos às plantas ou refletores, que são ótimas opções para iluminação de áreas maiores.

Os projetos de iluminação de fachada com LED oferecem o melhor custo-benefício, sendo mais tecnológicos, eficientes e disponíveis em várias tonalidades.

Além disso, as lâmpadas e refletores de LED reduzem o consumo de energia elétrica, contribuindo para a economia e sustentabilidade. Sem contar que também são seguros para o meio ambiente, pois não contêm mercúrio nem emitem raios ultravioletas prejudiciais às plantas.

Analise a cor das lâmpadas para iluminar a fachada

A temperatura de cor, medida em Kelvin (K), determina a tonalidade da luz emitida. Assim, lâmpadas com temperatura de cor mais baixa (como as lâmpadas de cor quente, amareladas), criam uma atmosfera acolhedora e relaxante. Portanto, são ideais para áreas de convívio.

Por outro lado, lâmpadas com temperatura de cor mais alta (como as lâmpadas de cor fria, brancas ou azuis) proporcionam uma iluminação mais clara e energizante. Dessa forma, são adequadas para segurança e destaque de detalhes arquitetônicos.

Use luzes decorativas para iluminar as plantas

As luzes decorativas proporcionam um efeito agradável ao realçar a beleza natural das plantas durante a noite, criando uma atmosfera mágica e convidativa. Portanto, elas podem ser estrategicamente posicionadas ao redor do jardim, em vasos ou ao longo de trilhas, destacando a vegetação de maneira sutil e sofisticada.

Além de realçar a estética, as luzes decorativas contribuem para criar um ambiente agradável para relaxar e apreciar o espaço ao ar livre da residência.

Destaque pontos de interesse

Destacar pontos de interesse na fachada residencial, como colunas imponentes, detalhes arquitetônicos, molduras encantadoras e elegantes escadas, pode adicionar um toque de sofisticação ao projeto de iluminação.

Além disso, a instalação de luzes de caminho ao longo de calçadas e escadas melhora a segurança noturna, proporcionando orientação clara e evitando tropeços. Sendo assim, essa combinação equilibrada de realce estético e funcionalidade torna a iluminação da fachada ainda mais atraente e prática.

Outra dica importante é ter sempre a porta de entrada bem iluminada, com spots de teto ou arandelas e, se houver um grande muro na fachada, fazer um jogo de luz e sombra com arandelas, que valorizarão a passagem, destacarão plantas ou revestimentos 3D, além de trazerem maior segurança.

Use sensores de luz ou de movimento

Manter as luzes permanentemente acesas de toda a área externa da residência pode ser ineficaz devido ao alto consumo desnecessário de energia. A solução mais eficiente é adotar sensores que ativem as luzes apenas quando necessário, evitando desperdício.

Os sensores de presença identificam movimentos no ambiente, ativando automaticamente as luzes. Outros tipos, como os sensores crepusculares, acendem as luzes ao escurecer, e os de proximidade, ao detectar alguém próximo ao ponto de entrada.

 

E aí, você gostou de conferir as nossas dicas para iluminar fachadas residenciais?

Sabia que na ANDRA você encontra diversas opções de iluminação para o seu projeto? Afinal, trabalhamos com os melhores materiais elétricos.

Visite o nosso showroom de luminárias em uma de nossas lojas ou compre on-line hoje mesmo!

 

Compartilhe este conteúdo!