fbpx

TELEVENDAS: SP (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000 | OSASCO (11) 3966-7000 | SJC (12) 3928-7000 | SANTOS (13) 3040-7000 | SOROCABA (15) 3224-7000 | CAMPINAS (19) 3267-7000 | CURITIBA (41) 3778-7000 | JOINVILLE (47) 3419-7000

Estabilizador e Nobreak: quais são as diferenças?

Entender a diferença entre estabilizador e nobreak pode ser complicado para quem não tem intimidade com a Tecnologia da Informação.

Afinal, enquanto alguns pensam que os dois aparelhos têm a mesma função, outros não fazem a mínima ideia para que ambos servem.

Fato é: para saber como melhor utilizá-los e aproveitar todos os seus benefícios, primeiramente é preciso saber para que servem.

Por isso, neste artigo, vamos entender o que é nobreak e estabilizador e a diferença entre os dois.

Continue conosco para saber mais e boa leitura!

Aprenda o que é nobreak

Nobreak é uma fonte de energia sem interrupção. O aparelho tem duas funções básicas principais:

  1. guardar energia; e
  2. fornecê-la de forma suficiente para que aparelhos eletrônicos funcionem quando a rede ficar ausente.

Assim, utilizando o nobreak, o indivíduo evita que aparelhos eletrônicos sejam danificados quando há uma queda brusca de energia elétrica.

Outro benefício é ter tempo suficiente para que, caso esteja trabalhando no computador, consiga salvar as atividades para finalizá-las quando a energia for retomada.

Além disso, nobreaks mais potentes (com uma boa bateria) conseguem trabalhar por mais tempo.

Portanto, o seu uso é indicado em aparelhos onde estão salvas informações importantes, como:

  • computadores;
  • equipamentos de monitoramento e vigilância;
  • servidores;
  • entre outros.

Entenda o que é estabilizador

Diferentemente do nobreak, a função do estabilizador não é condicionar e fornecer energia, mas, sim, estabilizá-la, mantendo a tensão de alimentação.

Por exemplo, se na sua casa as tomadas são 220V, o estabilizador vai deixar a energia o mais próximo possível desse número.

Assim, em caso de uma queda brusca de energia, o estabilizador também conseguirá evitar que os aparelhos sejam queimados, uma vez que ele irá regular a voltagem de energia enviada.

Portanto, ele é usado, principalmente, em computadores, refrigeradores, televisores e equipamentos eletrônicos que costumam sofrer com as diferenças na tensão de energia.

Quais são as diferenças entre o nobreak e o estabilizador?

A grande diferença de um nobreak para um estabilizador está na presença de baterias dentro do equipamento.

Enquanto o nobreak consegue condicionar e fornecer energia para os equipamentos em caso de falta, o estabilizador não consegue fazer o mesmo.

Então, por não possuir baterias, ele apenas estabiliza a tensão de alimentação.

Pode ligar o estabilizador ao nobreak?

Por não saberem a real funcionalidade do nobreak e do estabilizador, muitas pessoas costumam ligá-los juntos a um aparelho eletrônico.

No entanto, de acordo com especialistas na área de TI, você não deve fazer isso. Inclusive, essa ação pode acarretar na explosão dos equipamentos e das instalações elétricas.

Um dos fatores para não fazer a ligação conjunta dos equipamentos é que o nobreak já possui um tipo de estabilizador interno.

Outra questão está relacionada à necessidade de o nobreak ser recarregado após o uso.

Assim, com os dois ligados, o consumo em volt-ampère pode aumentar em 15% ou mais. Então, se o estabilizador não tiver a mesma capacidade do nobreak, ele pode desligar ou até mesmo explodir.

E, então, viu como é importante conhecer a diferença entre nobreak e estabilizador?

Você pode adquirir ambos os equipamentos indo diretamente nas lojas ANDRA ou por meio do nosso canal de vendas. Acesse endereços e telefones em nosso site!

Imagem: SMS / Banco de imagem

 

Compartilhe este conteúdo!